MAS AFINAL, O QUE É REDAÇÃO OFICIAL?
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, Redação Oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações. Desse modo, a finalidade principal da Redação Oficial é comunicar com impessoalidade e clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os cidadãos. Em resumo, a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal, formal e padronizada.
DICAS PARA ELABORAR UM TEXTO NO PADRÃO OFICIAL
- Impessoalidade
Evite marcas de impressões pessoais do tipo “na minha opinião” ou “e aí, como é que vai?” - Concisão
Seja conciso. Redija um texto capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, tenha domínio do assunto. - Pronomes de tratamento
Use corretamente os pronomes de tratamento. Ao escrever uma comunicação a um Ministro do Tribunal Superior, por exemplo, use Vossa Excelência ao longo do texto. - Expressões artificiais
Não confunda respeito e impessoalidade com o uso de expressões artificiais que estão em desuso como “Venho por meio desta”, “Tenho a honra de" ou "Cumpre-me informar que". Tais expressões devem dar lugar à forma direta, à objetividade. - Fechos
Os fechos dos textos oficiais devem saudar o destinatário, além de fechar o texto. O documento deve levar assinatura e identificação do signatário. Há dois fechos diferentes para todas as modalidades do texto oficial: - Respeitosamente, (para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República);
- Atenciosamente (para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior).
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