terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PARA QUEM TRABALHA COM REDAÇÃO OFICIAL


MAS AFINAL, O QUE É REDAÇÃO OFICIAL?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, Redação Oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações. Desse modo, a finalidade principal da Redação Oficial é comunicar com impessoalidade e clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os cidadãos. Em resumo, a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal, formal e padronizada.

DICAS PARA ELABORAR UM TEXTO NO PADRÃO OFICIAL
  1. Impessoalidade
    Evite marcas de impressões pessoais do tipo “na minha opinião” ou “e aí, como é que vai?”
  2. Concisão
    Seja conciso. Redija um texto capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, tenha domínio do assunto.
  3. Pronomes de tratamento
    Use corretamente os pronomes de tratamento. Ao escrever uma comunicação a um Ministro do Tribunal Superior, por exemplo, use Vossa Excelência ao longo do texto.
  4. Expressões artificiais
    Não confunda respeito e impessoalidade com o uso de expressões artificiais que estão em desuso como “Venho por meio desta”, “Tenho a honra de" ou "Cumpre-me informar que". Tais expressões devem dar lugar à forma direta, à objetividade.
  5. Fechos
    Os fechos dos textos oficiais devem saudar o destinatário, além de fechar o texto. O documento deve levar assinatura e identificação do signatário. Há dois fechos diferentes para todas as modalidades do texto oficial:
    • Respeitosamente, (para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República);
    • Atenciosamente (para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior).


Nenhum comentário:

Postar um comentário