terça-feira, 25 de maio de 2010

DICAS PARA UM AMIGO SECRETO SEM SEGREDO



Quando não é estipulado um valor, em que a pessoa deve se basear na hora de presentear o amigo secreto?
É importante estipular um valor para o presente, pelo menos o mínimo, para que não haja muita disparidade. No entanto, se os organizadores insistirem em deixar este item em aberto, deve-se levar em conta o nível social dos participantes. Se for um grupo muito heterogêneo, há grandes chances de a brincadeira levar à decepção quanto aos presentes.


- Quando há valor, mas o amigo secreto não se manifesta em relação ao que gostaria de ganhar. Neste caso, que sugestões de presente você indica?
A parte mais gostosa do jogo é a troca de bilhetinhos secretos, onde, em linhas gerais, você dá dicas sobre a sua pessoa e tenta adivinhar quem foi o mega sortudo que pegou seu nome. Nos bilhetes, a pessoa pode dar algumas sugestões de presentes que a agradariam, jamais impor um item, uma loja ou uma grife. Caso seu amigo secreto não se manifeste e você não tenha contato algum com ele, parta para os vales, sem medo de errar.


- É indelicado dar vale-presente, do tipo vale-CD ou estes que as lojas vendem com o valor determinado?
Não. Pelo contrário ! Em amigo secreto satisfaz de A a Z. Já em casos de presentear familiares ou amigos, este tipo de praticidade tem um ar muito impessoal.

- Na falta de uma lista de opções de presente, como a pessoa pode especular, discretamente, o que o amigo gostaria de ganhar, mas sem ser descoberto?
Para isto servem as cartinhas, que levam um pseudônimo e têm a tal função xereta, que garante o anonimato até o dia D. Esse lance de rodear a pessoa ou pedir que outro o faça para descobrir o que comprar é um campo minado e pode acabar com a surpresa da entrega.


- No dia da entrega dos presentes, há sempre aquela festa. Algumas pessoas gostam de fazer suspense antes de anunciar o nome do amigo secreto e falam das características das pessoas. Nesta hora, o que não se deve falar (defeitos, alguma gafe que cometeu)?
Na hora da entrega dos presentes, nada de muitas delongas. Um suspensezinho básico, duas dicas neutras da personalidade ou de características físicas, sem bajulação nem desqualificação. Não é o momento para ressaltar defeitos nem encher a bola de ninguém. E vale lembrar que o resto da turma também está ansioso pela revelação, portanto, encurte este processo.

- Como disfarçar a decepção com o presente recebido? Sim, pois muitas pessoas não gostam do presente que ganham. O que fazer nesta hora?
Definitivamente não é a hora para manifestações de insatisfação. Abra o embrulho e agradeça-o simplesmente.


- O que a pessoa deve fazer quando, por algum motivo, não pode comparecer a entrega do presente? Pode deixar o presente com alguém de confiança?
É muito chato receber ou entregar presentes de amigo secreto para terceiros, mas imprevistos acontecem e, se realmente não tiver jeito, o correto é deixar o presente com outro participante, que se comprometa a cumprir à risca a tarefa a que foi designado.

- Que outras dicas você dá para a pessoa não cometer gafes?
Nada de exagerar na generosidade dos presentes, pois o ato pode ser interpretado como ostentação.


Delete a idéia de escrever bilhetinhos inescrupulosos ou agressivos a quem quer que seja, ainda que protegido pelo anonimato. Isto literalmente ESTRAGA a brincadeira.
Uma vez que você não tem intimidade com seu amigo secreto, não invente moda. Se decidir-se por presentear roupa, calçado ou acessório, não fuja dos tons branco, preto e afins. Acredite, isto diminui infinitamente as chances de erro.

( artigo retirado de: http://etiqueta.blog.terra.com.br)

domingo, 9 de maio de 2010

DIA DAS MÃES

Há muito tempo atrás, uma amiga fez o seguinte comentário:"que eu nunca teria filhos pois eu era medrosa e cheia de dengos..", na época eu achei graça, porém da nossa turma de amigas fui a primeira a ter, hoje tenho o menino com 12 anos e a menina com 7 anos. Não há explicações para o que significa ter eles, claro, as dificuldades, os problemas, os medos foram muitos, mas as alegrias superam tudo; ver aquelas carinhas cor de rosa, dependendo de nossas atitudes, de nosso amor, é tudo. A responsabilidade em cada momento é grande, mas vale a pena, tudo pelo que se passa seja fácil ou difícil. Minha pequena apresentou um teatro onde no final ela disse: "Mãe não importa quem for, mãe é sempre mãe!" Isto diz tudo. Parabéns a nós Mães!