sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

UMA MENSAGEM ESPECIAL


Que os laços de amor permaneçam em todos os dias de nossas vidas, não apenas no Natal;que possamos demonstrar nosso carinho, afeto em pequenos gestos, a todas as pessoas sem distinção, tendo somente amor. Esqueçamos por um instante as mágoas, os problemas, elevemos nosso pensamento a Deus e agradeçamos por ter a graça de desfrutar mais um Natal, com nossos familiares, amigos, enfim poder compartilhar com todos que de alguma forma fazem parte de nossa vida.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PARA QUEM TRABALHA COM REDAÇÃO OFICIAL


MAS AFINAL, O QUE É REDAÇÃO OFICIAL?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, Redação Oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações. Desse modo, a finalidade principal da Redação Oficial é comunicar com impessoalidade e clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os cidadãos. Em resumo, a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal, formal e padronizada.

DICAS PARA ELABORAR UM TEXTO NO PADRÃO OFICIAL
  1. Impessoalidade
    Evite marcas de impressões pessoais do tipo “na minha opinião” ou “e aí, como é que vai?”
  2. Concisão
    Seja conciso. Redija um texto capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, tenha domínio do assunto.
  3. Pronomes de tratamento
    Use corretamente os pronomes de tratamento. Ao escrever uma comunicação a um Ministro do Tribunal Superior, por exemplo, use Vossa Excelência ao longo do texto.
  4. Expressões artificiais
    Não confunda respeito e impessoalidade com o uso de expressões artificiais que estão em desuso como “Venho por meio desta”, “Tenho a honra de" ou "Cumpre-me informar que". Tais expressões devem dar lugar à forma direta, à objetividade.
  5. Fechos
    Os fechos dos textos oficiais devem saudar o destinatário, além de fechar o texto. O documento deve levar assinatura e identificação do signatário. Há dois fechos diferentes para todas as modalidades do texto oficial:
    • Respeitosamente, (para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República);
    • Atenciosamente (para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior).


COISAS DA VIDA. . .


Prestem atenção, vejam o carinho e a solidariedade expressa pelos atos de amor. Muitas vezes nos deixamos levar pelo egoísmo e não percebemos que nos pequenos gestos estão as maiores expressões de amor por nós.

MOMENTOS ESPECIAIS QUE FAZEM A VIDA VALER A PENA

Hoje estou especialmente feliz, coisa rara na minha vida. Ontem depois de um dia de problemas, muito serviço, sabe, daqueles dias que você quer sumir fomos à noite no Fandanguito, ou seja o baile para escolha da prenda mirim da ecola das minhas crianças, e minha pequena Ana Luiza desfilou, com a alegria e desenvoltura de seus 6 anos de idade... e ela ganhou o título de 1ª prenda mirim, cheia de charme, delicadeza e simpatia a todos agradou. E lá estávamos, pai, mãe, vô, vò, tia, enfim familiares e amigos "babando" pela pequena princesinha.
(Pessoal, uma observação, isto aconteceu dia 09/10, mas eu não percebi que não tinha sido publicado, por isso tá saindo agora.Valeu!)